Na tarde de ontem (15), Capão Bonito do Sul realizou a nona edição da sua Conferência Municipal de Saúde. O encontro entre gestão pública e comunidade aconteceu na Câmara de Vereadores e abordou a Atenção Primária à Saúde com um olhar voltado aos pequenos municípios. No primeiro momento foram recepcionados os participantes e realizada a abertura do evento com a presença de membros do Executivo e do Legislativo municipal, além de autoridades locais e a comunidade em geral.
O evento foi desenvolvido através de uma parceria entre o município e o Conselho Municipal de Saúde e a primeira etapa da Conferência contou com a fala do médico clínico-geral da ESF Capão Bonito do Sul, Dr. Sávio Leonardo Rech. O profissional de saúde abordou o Sistema Único de Saúde (SUS), desde a sua criação até os dias de hoje, explanando a evolução, as responsabilidades e o seu funcionamento, quem tem direito e quais os deveres da gestão do Sistema para com os usuários, ou seja, a população.
A segunda etapa da Conferência reuniu os presentes para debater eixos e diretrizes e após, a elaboração do Plano Municipal de Saúde. A população presente, com o auxílio dos profissionais de saúde, avaliou o atual cenário do setor e o que poderia ser implementado ou idealizado para melhorar os serviços oferecidos. Ao final da Conferência, foram eleitos os delegados que representarão o município na Conferência Estadual de Saúde. Foram escolhidos: Jarbas José Dias da Silva, Reginaldo da Silva, Joaquim Andrade (Zola) e Paulo Santos.
Comentários: